No dia 01/01/2021 o ministério público do trabalho, publicou uma Nota Técnica que prevê os cuidados com as trabalhadoras gestantes durante a segunda onda de infecção do COVID-19.
Essa Nota tem como objetivo informar quanto aos cuidados que devem ser tomados com as trabalhadoras gestantes em todo o Brasil.
Segundo estudo realizado pela International Journal of Gynecology, o Brasil corresponde por 77% das mortes de mulheres gravidas por COVID-19, essa taxa é 3,4 vezes maior no Brasil que em todo o resto do mundo.
Durante a gestação a mulher passa por diversas oscilações imunológicas que facilitam a infecção pelo COVID-19, por isso é muito importante que as empresas empregadoras de gestantes, efetuem ações de conscientização e de mobilização neste sentido. É indicado que as mulheres gestantes não fiquem no mesmo ambiente de trabalho dos demais funcionários, preferivelmente elas devem operar em home office, desta maneira será precavido o contágio no deslocamento até a empresa e também no próprio ambiente com os colegas de trabalho, caso isso não seja possível, é necessário uma flexibilidade nas operações, no sentido de isolar a gestante em um setor afastado de todos os outros funcionários e mobilizar o horário de trabalho para que seja possível o deslocamento em horários que não sejam de maior pico.