Se tratando de informações relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalho, como a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o prazo de envio da comunicação do acidente de trabalho deve ser registrado até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência ou imediatamente em caso de morte.

Já o documento que aborda o Monitoramento da Saúde do Trabalhador deve ser enviado até o dia 07 (sete) do mês seguinte ao da realização do exame.

Esses são apenas alguns dos prazos dos eventos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho. Ficar por dentro dos relatórios de Segurança e Saúde no Trabalho exigidos é essencial para não ser pego de surpreso com multas no eSocial.

Para evitar receber multas, leia abaixo algumas dicas imperdíveis:

1. Envie as informações fiscais no prazo certo

A primeira e mais óbvia dica é: apresente as informações solicitadas no prazo certo. Ou seja, dentro do limite de tempo estabelecido pelo poder público.

De acordo com o site eSocial, durante a implantação do sistema, as empresas que não respeitaram o prazo, ficaram isentas de multas no eSocial.

No entanto, aquelas que não cumprirem o prazo na entrega das informações após a implantação da plataforma, podem ser penalizadas.

 

2. Leia o Manual de Orientação do eSocial de janeiro de 2019

O poder público publicou o Manual de Orientação do eSocial, em janeiro de 2019. Ele aborda não apenas os aspectos técnicos da plataforma, orientando as empresas, de modo geral, mas também o calendário de eventos e os requisitos que devem observar na hora de enviar os documentos.

Além de trazer essa orientação, apresenta quem está obrigado por lei a entregar certo tipo de informação trabalhista, previdenciária e fiscal, de maneira que os empresários fiquem conscientes de suas responsabilidades.

Fornece também informações adicionais para cada evento, de modo a elucidar possíveis dúvidas que os empreendedores tenham. É uma leitura necessária para evitar futuras dores de cabeça!

3. Planeje-se

A maioria dos eventos relacionados a SST permite o planejamento. Criar um calendário para o envio da documentação correta no tempo certo.

É o caso de: Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco; Monitoramento da Saúde do Trabalhador; e Tabela de Ambientes de Trabalho, por exemplo.

Até mesmo o CAT permite, se pensar bem. Se a empresa trabalha com a prevenção de crises, sabe que acidentes de trabalho podem acontecer. Sobretudo se atua em um ramo de atividade que coloca o trabalhador em condições perigosas.

A empresa que se planeja, não só envia as obrigações trabalhistas no tempo certo, mas também se prepara para os eventos que podem acometê-la e evita multas no eSocial.

 

*fonte:https://ww2.soc.com.br/2019/06/sst-dicas-para-evitar-multas-no-esocial/