O Dia Mundial da Saúde Mental tem como data o dia 10 de outubro, instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental. Os problemas relacionados a saúde mental são considerados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Os transtornos mentais foram responsáveis por quase 65 mil afastamentos no trabalho, entre 2012 e 2017, de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. A plataforma, organizada pelo Ministério do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), reúne os números de benefícios de auxílio doença concedidos pelo INSS.

Segundo o doutor em saúde pública e diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), João Silvestre, o aumento dos transtornos mentais podem ser explicados por vários motivos. “Por muitos anos os transtornos mentais eram vistos como frescura. Por outro lado, temos os agentes de risco, principalmente nas grandes cidades, que contribuem para um estresse maior por parte dos trabalhadores”, explica.

Para João Silvestre, as empresas devem identificar e prevenir os possíveis fatores de risco à saúde mental dos trabalhadores. “Toda empresa deve ter um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que inclua a prevenção da saúde mental do trabalhador. Além disso, caso o profissional venha a adoecer, é preciso acompanha-lo até a recuperação”, afirma.

A promoção da saúde mental no local de trabalho é um diferencial para as empresas. Proporcionar um ambiente flexível, evitar horas extras e pressões desnecessárias, valorizar o trabalho de cada um e evitar comportamento de humilhação são atitudes que colaboram para a criação de um clima mais ameno no ambiente de trabalho. Empregadores que adotam iniciativas para promoção da saúde mental veem ganhos no bem-estar de seus funcionários e, consequentemente, na produtividade.

É importante lembrar: transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, desta forma, passíveis de tratamento com grande chance de melhora e cura em muitos casos. Reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor. Muitos preconceitos já foram vencidos e hoje as famílias e a sociedade conversam livremente sobre temas como sexo, drogas eoutros tantos temas censurados anteriormente. Por que não também se conversar sobre isto?

Há muito tempo o tratamento em saúde mental não é apenas farmacológico, sendo também executado por uma equipe de profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem. Este profissionais buscam além da diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença.

O primeiro passo é vencer o preconceito de pedir ajuda. Transtornos mentais são doenças e, como tal, podem ser tratados. Psiquiatras são médicos como todos os outros e os mais qualificados a tratar destas doenças.


Fonte: Portal JC online, por Bruno Vinícius
Fonte: Dr. Elie Leal de Barros Calfat (Diretor Técnico do CAISM)
Diretor Técnico Médico: Rogério Pecchini – CRM-SP 83165/RQE 47882