O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível que atinge com mais severidade populações de baixo nível sócio-econômico.

Sintomas

O contágio do sarampo acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro, por via aérea. A indisposição que antecede a doença tem duração de três a cinco dias e caracterizam-se por: febre alta, mal estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Nesse período podem ser observadas na face interna das bochechas as manchas brancas que são características da doença. O exantema maculopapular (manchas vermelhas na pele) inicia-se na região retroauricular, espalhando-se para a face, pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores. A febre persiste com o aparecimento do exantema.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e deve ser confirmado por exame de sangue.

Prevenção

A vacina contra o sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança. • Para todas as crianças de 12 meses a menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias): devem tomar uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda dose aos 15 meses (tetra viral); • Pessoas de sete a 29 anos que não foram vacinadas anteriormente: devem receber duas doses da vacina tríplice viral, com o intervalo mínimo de 30 dias entre elas; • Pessoas de 29 até 59 anos de idade completos em 2019 (nascidos a partir de 1960) que não foram vacinados anteriormente: devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral;

Campanha 2019

– Todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas durante a campanha, e essa vacina não será válida para a rotina, devendo ser agendada uma nova dose aos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
– Todas as pessoas entre 15 e 29 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente, independente do número de doses anterior.
– Profissionais da saúde também estão no foco desta campanha. E precisam ter duas doses da vacina.

Casos confirmados

Sarampo é doença de notificação compulsória. Como a aderência da campanha está baixa com aumento do número de casos, a prefeitura irá encaminhar equipes para estabelecimentos como empresas, universidades e escolas que tiveram casos confirmados da doença para aplicarem a vacina de bloqueio. O local será obrigado a receber a equipe, mas somente receberão a dose as pessoas que tiverem interesse em tomá-la.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=278134