Nesta quarta-feira, 26/02/2020, foi confirmado o primeiro caso de infecção pelo Coronavírus COVID-19 no estado de São Paulo. O governo federal está atualizando a plataforma informativa sobre o vírus com informações referentes ao monitoramento de casos suspeitos assim como os confirmados e número de óbitos em nível nacional e mundial.
Diante deste caso os governos Federais e de São Paulo estão montando planos de contingência, para evitar que a contaminação pelo vírus se propague e aumente o número de pessoas atingidas. No site do Ministério da Saúde é possível acessar os planos elaborados para cada estado através do link.
Neste informativo reforçamos os seguintes pontos:
Prevenção:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Definição de caso suspeito:
Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento (ou aeronaves e outros meios de transporte), por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.
Fonte: Ministério da Saúde.