A dieta do mediterrâneo permitiu que pessoas que vivem na região do Mar Mediterrâneo tivessem uma vida longeva mesmo em uma época em que a medicina não era tão evoluída assim. Isso se deu graças a uma alimentação rica em nutrientes, especialmente no que diz respeito aos frutos do mar. Afinal, peixes de uma maneira geral são muito benéficos para o nosso corpo, o que fez o seu consumo ser amplamente indicado.

Dentre os marinhos, o salmão recebe um destaque especial, já também é consumido cru na gastronomia japonesa. Mas mesmo que você não goste da culinária desse país, saiba que esse peixe ainda assim merece um lugar no seu cardápio. Não está convencido? Então dá uma olhada em 5 motivos para consumi-lo que farão você mudar de ideia:

1.Salmão é aliado do coração

Se nós pudéssemos definir o salmão em um termo ele seria ômega 3. Isso porque praticamente todos os seus benefícios estão ligados direta ou indiretamente a esse ácido graxo essencial, que aparece em grandes quantidades no peixe de água salgada. Talvez a vantagem mais conhecida do ômega 3 seja o fato que ele previne a formação de placas de gordura, que podem obstruir as artérias e consequentemente gerar problemas graves, como o infarto. Com disso, também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, o que apenas mostra que esse alimento é um grande aliado da saúde do coração.

2.Seu consumo gera bem-estar

Você sabia que o ômega 3 ajuda a melhorar o seu humor? Isso porque ele tem ação anti-inflamatória, que pode aliviar sintomas de depressão. Mas essa não é a única razão para o salmão gerar bem-estar! Ele possui o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. Esse neurotransmissor, por sua vez, é um dos responsáveis pela sensação de prazer. Por isso, o consumo do peixe nos permite viver melhor em todos os sentidos, seja ele físico ou mental.

3.Peixe é um bom antioxidante

Rico em vitaminas e minerais, o salmão é considerado um ótimo antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, que por sua vez oxidam as nossas células – o que pode resultar, por exemplo, em envelhecimento precoce. Também deixa o corpo mais forte e menos suscetível a doenças, evitando o surgimento de diversos tipos de doenças, que vão desde resfriados até a um câncer.

4.Salmão evita problemas ligados ao sistema nervoso central

Como o ômega 3 ajuda a desenvolver células do cérebro ele acaba evitando problemas relacionados ao sistema nervoso central. Uma das mais conhecidas é o mal de Alzheimer, que destrói funções mentais e gera a perda de memória. Sem falar que, como já mencionado, o consumo de salmão pode reduzir os sintomas da depressão, doença que também está ligada ao nosso cérebro.

5.Deixa os ossos mais fortes, evitando a osteoporose

Tudo bem que os benefícios do ômega 3 chamam a atenção, mas você sabia que o salmão também possui boas quantidades de vitaminas A e D? A primeira deixa cabelo e pele mais bonitos, além de auxiliar na visão – especialmente a noturna. Já a segunda facilita a absorção de cálcio e de fósforo, evitando não apenas a osteoporose como também ajudando a fortalecer ossos e músculos, o que é ideal para quem pratica exercícios físicos.

 


fonte:https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/beneficios-do-salmao-5-motivos-para-consumir-esse-peixe-com-mais-frequencia_a9176/1