Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado anualmente em 27 de novembro.

O principal objetivo desta data é alertar a população brasileira sobre os diferentes tipos de tratamentos e, principalmente, como evitar esta doença, considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados com esta doença, em parceria com o Ministério da Saúde.

Segundo pesquisas estatísticas do INCA, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são:

  1. câncer de pele
  2. câncer de próstata
  3. câncer de mama
  4. câncer de cólon e reto
  5. câncer de pulmão
  6. câncer de estômago.

A Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil em 2018 / 2019 diz que serão registrados mais de 600 mil novos casos de câncer durante este período.

Outra data importante de controle e prevenção do câncer é o dia 8 de abril, instituído como Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-combate-ao-cancer/

SER Saúde Ocupacional e os cookies: utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.